quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que é Carnaval?

Estamos nos aproximando de uma das maiores festas populares do Brasil: o carnaval. E a pergunta que não quer calar: Você sabe como surgiu o carnaval?

Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam os quarenta dias que antecediam a Páscoa (chamado de Quaresma); e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a “carne valia”. Era o "carne vale". Dai a palavra “carnaval”.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. Culturalmente é aceitável os excessos e muitos buscam uma satisfação através do uso de drogas, álcool, sexo e muita música. Mas há um tremendo vazio nos corações.

A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne em Gálatas 5.19: "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;... embriaguez, orgias... quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus"

E destaca o fruto do Espírito nos versículos 22: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”

É neste sentido que temos uma proposta de contracultura para os próximos dias de carnaval. Enquanto muitos se deixarão controlar por sua carne pecaminosa, queremos que nossos adolescentes, jovens universitários e profissionais tenham a oportunidade de entender os propósitos eternos de Deus e experimentem uma vida guiada pelo Espírito Santo.

Cremos que Deus tem um plano de transformação para a humanidade corrompida através do Evangelho de Jesus Cristo. Cremos que o Deus Criador está chamando os adolescentes, jovens e profissionais para se juntarem a Ele nesta transformação! Cremos no poder sobrenatural do Espírito Santo como fonte para a transformação da nossa nação.
Não deixe escapar esta oportunidade. Faça dos dias do carnaval uma experiência única com o Senhor da sua vida!

Autor/Fonte: Fábio Carrenho, Pastor da Nova Geração, Igreja Batista do Morumbi (www.ibmorumbi.com.br). Texto adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário