Cadastre seu e-mail:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Céu aberto

Céu aberto pode significar um céu sem nuvens, muito ensolarado, claro e bonito. Pode significar também muita chuva, quando Deus abre as comportas do céu e derrama água sobre a terra, como aconteceu na época do dilúvio (Gn 7.11).

Mas quando Jesus disse a Natanael que ele veria “o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1.51), o significado de céu aberto é outro, muito diferente do primeiro. Nesse sentido espiritual, céu aberto significa a ruptura daquele véu que separava o santuário do lugar santíssimo, que separava o homem pecador do Deus santo.

Céu aberto é algo inédito e maravilhoso. É o resultado imediato e visível da expiação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Quando Jesus derramou a sua alma na morte, “o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo” (Mt 27.51), deixando-nos ver o que estava do outro lado, o trono do Deus Altíssimo. Porque o céu está aberto, podemos nos aproximar de Deus pelo novo e vivo caminho aberto por Jesus Cristo (Hb 10.20).

Céu aberto significa proximidade, significa união, significa comunhão. Não há mais separação entre Deus e o homem. Embora ainda envolto em glória e santidade, Deus aparece, Deus se mostra, Deus se apresenta. Embora ainda envolto em fraqueza e pecado, o homem entra no Santo dos Santos para se confessar, para obter perdão, para ser purificado, para alcançar a maturidade e atingir a medida da plenitude de Cristo (Ef 4.13).

Céu aberto significa chuvas de bênçãos, que escorrem de lá para cá de forma contínua, inundando a alma. É o contrário de céu cerrado, de céu sem chuvas, de céu sem bênçãos, em tempo de desobediência e pecado (2 Cr 6.26).

Jacó sonhou com o céu aberto, com uma escada cujo pé estava na terra e cujo topo estava no céu, na qual os anjos subiam e desciam (Gn 28.12). Mas era apenas sonho, nada mais além de sonho. Todavia, no caso de Estêvão, ele veria o céu aberto acordado e não dormindo. Jesus transformou o sonho de Jacó em realidade para todos os que crêem.

>>> Retirado de Pastorais Para o Terceiro Milênio (Editora Ultimato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário